uma vez mamífera

… sempre mamífera.

Sobre irmãos, cuidado e um amor teimoso

vacaciones15_P-311

As filhas vão dormir na casa da amiga. Pergunto para a caçula se quer ir junto. Ela hesita por alguns segundos, depois balança a cabeça afirmativamente, decidida. Antes de me dar as costas, atraída pela brincadeira das outras crianças – estávamos na escola -, ela me diz, tranquilizadora:

– a Naná e a Teté cuidam de mim, mamãe!

Ao que uma das irmãs mais velhas vem puxá-la pela mão, sorridente, como quem diz: “pode deixar, ela está comigo!“. Isso, depois de uma manhã na qual as três passaram o tempo todo se estranhando – pela arrumação do quarto, pela ordem do banho, pelo lugar na mesa do almoço, pelo último pão de queijo do café da manhã, pela roupa para vestir a boneca.

Acho amor de irmão uma das coisas mais bonitas da vida. E das mais inexplicáveis, também. Não se sabe o que é ter um irmão, a menos que se tenha um irmão. É um amor todo particular, entremeado das disputas mais sangrentas pelos brinquedos mais interessantes, pela atenção dos pais que, a despeito dos protestos, continuam sendo apenas um par para duas (ou três, ou quatro, ou mais) crianças.

Eu não tenho a experiência de ser filha única, é bem verdade. Já nasci irmã. Filha caçula, já vim ao mundo sendo a mais nova, irmã do mais velho. E assim crescemos, entre jogos de tabuleiro, segredos compartilhados, memórias – boas e ruins – divididas, brigas de rolar-se no chão entre tapas e abraços compridos a perder de vista – nas horas bonitas, nas horas difíceis, nas horas singulares em que só mesmo um abraço demorado dá conta do tamanho da alegria, ou do tamanho da dor.

E por ter crescido assim, sempre irmã, é que nunca me imaginei mãe de filho único. É bem verdade que a vida nem me permitiu esse devaneio – já que fui mãe de gêmeas, irmãs nascidas juntinho e crescidas na mesma barriga nos mesmos nove meses e pouco, logo de uma vez. Vieram duas, e eu ganhei assim, no susto, esse presente: ver de camarote, todos os dias, o fortalecimento de um amor que é feito de todas as contradições do mundo.

Porque irmão é aquela pessoa que cansa a gente; que desafia todos os nossos limites; que testa a nossa capacidade de suportar, relevar e perdoar; que leva a gente à loucura; que faz a gente aprender que amar é feito de desgostar também, aos pequenos bocados, de vez em quando, deixando sair pelos poros (e pelos cantos da boca, também) o estorvo que é a gente conviver com outro ser humano que bagunça os nossos jeitos de querer que a vida aconteça.

No fim das contas, a gente conviver com um irmão faz a gente aprender uma coisa danada de bonita: que o amor é feito daquilo que deixa a gente contente, que deixa a alma levinha, mas também daquelas raivinhas cotidianas de conviver com um outro que é assim, que nem a gente – todo cheio de defeitinhos, de pequenas-grandes chatices, impossibilidades e limitações.

O irmão – no mais das vezes, porque nessa vida nada é assim tão absoluto e definitivo, e tudo sempre pode ser o avesso do que deveria – é aquela pessoa que faz a gente aprender a amar e estar ali, porque sim. Mesmo quando o outro exaspera tanto que faz a gente querer gritar e sair correndo, bater a porta e não voltar. O amor de irmão ensina a gente a sempre abrir a porta mais uma vez. E outra vez. E uma vez mais.

Quando eu vejo as minhas três meninas, num crescente de gargalhadas estridentes e escandalosas, ao final de um dia em que teve briga, cara amarrada, choro, disputa e alteração, eu penso que o bonito da vida é isso: a gente saber que o amor permanece. Mesmo nas rusgas. Mesmo nos desafinos. Mesmo quando, por ora, a gente não aguenta nem olhar para a cara do outro. E que tudo pode terminar num abraço, num sorriso e num aconchego. Que tudo pode terminar assim: numa noite dormindo fora de casa, um cuidando do outro, o outro cuidando do um.

Se a gente tem sorte, é sempre assim que termina. E começa de novo.

9 comentários em “Sobre irmãos, cuidado e um amor teimoso

  1. Silvana Souza
    16 de outubro de 2015

    Muito bonito o texto. Emocionante mesmo.

  2. Teresa Sobral Rollemberg
    17 de outubro de 2015

    Texto muito, muito bonito! Até concordo… Só que meu irmão e minhas 4 irmãs são perfeitas! Teresa Rollemberg.

  3. Pingback: Links da semana: o amor está nas pequenas coisas | LovePull

  4. Patricia
    8 de dezembro de 2015

    Lindo demais, parabéns pelo texto!

  5. Fernanda Dutra Franco
    10 de dezembro de 2015

    Emocionada com seu texto! Amor de irmão é um dos mais puros e despretensiosos da vida. Perdi meu irmão há 2 anos, 4 meses e 14 dias. Hoje, 00:45 do dia 10/12, meu aniversário, estou aqui acordada, meio que olhando toda hora pro celular… pois ele, era a primeira pessoa que me ligava. O amarei em todas as minas vidas.

  6. Umburana de Cheiro
    11 de dezembro de 2015

    Tive a sorte de ter 05 irmãs e 01 irmão… Entre tapas e beijos crescemos e aprendemos a ser gente… A respeitar o outro, a entender as limitações do outro e suas próprias a entender a necessidade e a beleza do perdão e de dividir o que se tem de bom e as tristezas da vida!

  7. Thyelle
    11 de dezembro de 2015

    Qria ter uma irmã! Quem sabe na proxima vida.

Deixe um comentário

